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Conteúdos
. Medidas de Comprimento
Anos
6º e 7º.
Tempo estimado
Dez aulas
Material necessário
Fita métrica e computador com o programa Excel.
Desenvolvimento
1ª etapa investigar dados do desenvolvimento físico, como a altura dos estudantes. Organizar a medição e anotar os resultados no quadro.
2ª etapa Pesquisar exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites para decidir o melhor jeito de apresentar os dados coletados: discriminar a altura de aluno por aluno ou agrupar os mesmos. Nesse último caso, seria possível, por exemplo, posicionar os dados em quatro faixas: 1,40 metro ou menos, de 1,41 a 1,50 metro, de 1,51 a 1,60 metro, 1,61 metro ou mais. Peça que a turma decida as faixas mais adequadas aos dados.
3ª etapa Dividir a classe em grupos, colocando-os em frente aos computadores. No Excel, os alunos deverão abrir uma uma planilha e criar uma tabela com duas variáveis: as faixas de altura definidas e o número de estudantes. Selecionando a tabela e clicando no botão "assistente gráfico", os alunos deverão gerar um gráfico de colunas.
4ª etapa Os alunos deverão gerar gráficos em coluna para demonstrar os dados coletados.
Avaliação
Verificar se os alunos compreenderam a necessidade de estabelecer categorias e se conseguir criar gráficos e perceber a utilidade específica de cada tipo.
Produzir, analisar e comparar gráficos em computador.
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